Aqui você saberá a opinião de quem gosta do assunto.
E é claro, opinar também. =)

sexta-feira, junho 26, 2009

Doramas

Doramas

Trecho que traduzi "naquelas" do wikipedia


A palavra drama, em inglês, originou o ドラマ, que na pronúncia japonesa, virou dorama.
Os gêneros incluem romance, comédia, histórias de investigação, horror, entre muitos outros. Há também os "temáticos", por assim dizer, que abordam um tema em um episódio de duas horas de duração, ou dois episódios de uma hora, como foi o caso em 2007, quando foi produzido um dorama em homenagem aos sessenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial, com a bomba atômica como tema.

É como se fosse uma novela, mas com média de 9 a 12 episódios, sendo que vão ao ar uma vez por semana, geralmente no chamado "horário nobre", entre 21h~23h, durando assim, uma média de três meses cada dorama. Há aqueles que são transmitidos durante a manhã ou à tarde, e esses, geralmente diários e duram mais tempo. Há, ainda, a possibilidade de gravação de um epílogo/ especial após o término do dorama, caso este tenha feito muito sucesso.

No Japão, para facilitar, os doramas são divididos em: de Inverno (Janeiro a Março), de Primavera (Abril a Junho), de Verão (Julho a Setembro) e de Outono (Outubro a Dezembro), e mesmo começando em outro meses diferentes, podem ser considerados de outra estação.

Outra característica é que cada episódio é gravado com apenas algumas semanas de antecedência da data em que irá ao ar. Assim, muitos fanáticos têm a oportunidade de visitar seus ídolos gravando as cenas enquando a novelinha ainda está passando.


Diferença de foco entre as emissoras

Os doramas transmitidos pela Fuji TV e pela TBS são geramente os mais famosos, mas a NTV também produz alguns bem populares também.

Fuji TV é reconhecida como a inventora da fórmula do dorama. Durante os anos de 1980 e 1990, a emissora popularizou os doramas modernos através do recrutamento de atores e atrizes jovens e famosos. Seus doramas geralmente envolvem uma história de amor.

Mas cada emissora tem um foco diferente. A TV Asahi, por exemplo, foca em histórias policiais e temas de época. Já a NHK se dedica ao público mais velho, dando ênfase em dramas épicos de significância histórica, geralmente com um elenco de peso, ou em doramas inspiradores que focam jovens e determinados heróis ou heroínas.

Música tema e músicas de apoio

A música tema e a música de fundo (ou de apoio) determina o estilo geral do dorama japonês. A maioria dos doramas começa com uma abertura de um ou dois minutos com a música tema e os créditos (de abertura). Outros, dedicam apenas alguns segundos iniciais ao nome do dorama com uma melodia que "fica", e colocam a música tema com os créditos finais. A música de fundo é usada estrategicamente em momentos críticos do episódio para marcar mais a cena.

Existe ainda a legião de fãs das trilhas sonoras originais dos doramas japoneses. A maioria das emissoras trabalha com companhias que produzem trilhas sonoras. A maioria das músicas de abertura e encerramento são compostas especialmente para os doramas, mas há também casos em que uma música previamente composta é licenciada para uso na trilha. Assim que a lista é composta, a emissora lança um disco com a trilha sonora original, geralmente algumas semanas após o início do dorama. As músicas de encerramento geralmente são executadas por cantores ou bandas de J-Pop famosos.

A NHK produz suas próprias músicas tema, e é uma das únicas redes de televisão japonesas que possui sua própria orquestra. Assim, a maioria das músicas presentes nos doramas taiga e asadora são compostas e produzidas pela casa.

Nos últimos anos, uma tendência a licenciar músicas de fora do país tem aumentado, e em alguns casos, músicas de nomes de peso da indústria ocidental. Esta prática, porém, tem suas desvantagens, como o alto custo. Por exemplo: no dorama Densha Otoko, da Fuji TV, a música de abertura e algumas músicas de fundo/apoio foram substituídas na versão transmitida na Nippon Golden Network por causa dos direitos que não conseguiram adquirir.

Importância da audiência nos doramas japoneses

Como em muitos outros países, a televisão japonesa é a ferramenta de mídia mais importante. Uma pesquisa completada em 2000 pela NHK, emissora pública do Japão, mostrou que 95% dos japoneses assistem televisão todos os dias. 86% disseram que consideram a televisão um meio indispensável, e 68%, que tanto quanto o jornal. Existem outras formas de mídia que pode ser utilizada para divulgar produtos e serviços, como a Internet. Porém, Takada Shinji, um executivo de televisão da Nippon Television (NTV), acredita que embora a Internet seja popular entre os fãs de dorama, "Não consideramos a broadband como uma mídia importante. E isso nunca acontecerá. A broadband é apenas um meio complementar".

A avaliação da televisão é calculada por diversas firmas de pesquisa. Video Research Ltd. é uma das mais confiáveis, e muitas emissoras, muitos publicitários e fãs de doramas fazem uso de seus números, ao invés de outras companhias. O foco é nas regiões de Kanto (Tóquio) e Kansai (Osaka), consideradas boas representantes do que o público geral do Japão assiste, e os números saem normalmente toda quarta-feira.

Fórmula para boas avaliações

Nos doramas noturnos, os membros do elenco são cuidadosamente escolhidos, e tendem a ser atores famosos que o público simpatiza. A escolha do elenco frequentemente afeta a avaliação dos telespectadores e, escolher o par de artistas que irão atuar como casal é essencial no dorama renzoku ren'ai (romântico ou amoroso). O elenco dos doramas da manhã e da tarde geralmente não são tão populares como os dos noturnos, o que reflete na audiência, mas com o tempo, os atores bons ganham popularidade. Há um esforço extra nos doramas de inverno, uma vez que os espectadores tendem a sair menos nos meses de frio.

Horário em que começam os doramasEssa parte é pura curiosidade!

A maioria dos doramas nunca começa exatamente no horário marcado: alguns episódios começam às 20:58, outros, 9:05... Antes de as avaliações começarem a ter importância, os episódios começavam exatamente na hora marcada. Mais tarde, por causa da guerra na audiência, algumas emissoras resolveram bater a concorrência começando seus programas alguns minutos antes. A teoria é que quando um programa acaba um pouco antes do previsto, o espectador começa a mudar de canais até encontrar algum em que não esteja passando comercial. Semelhantemente, se um episódio começa alguns minutos atrasado, os espectadores provavelmente assistirão ao próximo programa, já que perderão os primeiros minutos de um outro episódio em outro canal.

A excepção à regra é NHK, que continua a começar seus programas exatamente no horário divulgado. Uma das prováveis razões é que já que todas as outras emissoras mantém uma grade de horários irregular, essa estratégia já não apresenta mais a vantagem de antes.






Mas deixando tudo isso de lado, e nos mantendo no que importa: dorama é muito legal, e é uma forma de cultura! Pronto!!

Divirtam-se!! ^_^




.

0 comentários:

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More